Equipamentos

Cromatografia gasosa (CG) ou cromatografia gás-líquido (CGL), é um tipo comum de cromatografia usada em química orgânica para separação de compostos que podem ser vaporizados sem decomposição.

Em cromatografia gasosa, a fase em movimento (ou "fase móvel") é um gás transportador, normalmente um gás inerte tal como o hélio ou um gás não reativo tal como o nitrogênio. A fase estacionária é uma camada microscópica de líquido ou polímero sobre um sólido inerte, dentro de uma peça tubular de vidro ou metal chamada coluna. O instrumento usado para realizar a cromatografia gasosa é chamado cromatógrafo a gás (mais raramente "aerógrafo" ou "separador a gás").

Por fim, um detector é responsável pela identificação dos sinais eletrônicos produzidos pelo sistema de GC e um software específico é utilizado para transformar estes sinais em picos cromatográficos.

A cromatografia em fase gasosa com Detector por Ionização de Chama, ou GC-FID, é uma técnica de análise muito comum e amplamente utilizada no setor petroquímico, farmacêutico e de gás natural.

 

 

Mas como funciona o FID?

  • O FID é composto por uma chama de hidrogênio/ar, e um prato coletor.
  • Quando compostos orgânicos são introduzidos na chama através da coluna, espécies carregadas eletricamente são formadas. 
  • Essas espécies são coletadas em um eletrodo e produzem um aumento na corrente elétrica proporcional à quantidade de carbono que passou pela chama. 
  • O resultado dessa corrente é amplificado por um eletrômetro e transformado pelo software em pico cromatográfico.

Algumas características interessantes do Detector FID

  • Responde ao número de átomos de carbono que entram no detector por unidade de tempo e por isso é sensível à massa e não a concentração da mesma. 
  • Oferece uma leitura rápida, precisa e contínua da concentração total de hidrocarbonetos para níveis tão baixos quanto ppb. 
  • É um detector específico para compostos orgânicos, ou seja, compostos que não apresentem carbono em sua estrutura não são detectados. 
  • O FID não detecta: CO, CO2, formaldeído e ácido fórmico.
Envie-nos uma mensagem