Serviços

Serviços oferecidos pela Al Sukkar

A Al Sukkar atua nos seguintes segmentos: na prestação de serviços em análises ambientais, no desenvolvimento de produtos associado a um sistema de controle e monitoramento da fermentação alcoólica industrial, consultoria e assessoria química e microbiológica em processos industriais, no desenvolvimento de antimicrobianos naturais, entre outros.

SBQually

SBQually são meios de culturas específicos, capazes de detectar com uma grande precisão, a quantidade de microrganismos no processo industrial, onde estão e o tipo desses contaminantes, são eles:

Bastonetes gram +

Bastonetes gram –

Bactérias produtoras de goma dextrana

Bactérias produtoras de goma levana

Leveduras não-saccharomyces

Exemplos de aplicação do KIT SBQUALLY (SEMANALMENTE)

    1. Moendas:
      1. Normalmente inocula-se o caldo do primeiro terno e do segundo terno semanalmente, nos kits:

 

      1. Usa-se os resultados do primeiro terno para servir de resultado padrão. Ou seja, aqueles microrganismos já chegaram junto com a cana.
      2. Com a leitura do segundo terno é que se sabe como está a assepsia da moenda ou quão eficiente estão sendo os biocidas ou bactericidas que estão sendo adicionados na moenda.

 

2. Linha de caldo ou mosto

2.1. Da mesma maneira que nas moendas fazemos a análises nas linhas de caldo ou mosto.

2.2. Inocula-se no início e no final da linha para fazer comparações das leituras nos kits.

 

3. Trocadores de calor

3.1. Também, pode-se fazer inoculações nos kits antes e depois para se avaliar a contaminação.

 

4. Água de diluição de fermento

4.1. O objetivo em inocular a água é para saber se ela está contaminada e qual o tipo de contaminação, para assim poder fazer um tratamento dessa água.

OBS: em geral, os contaminantes da água são as bactérias gram –, que produzem biofilme (difícil de descontaminar) e as leveduras “selvagens” (82% da contaminação por estas leveduras são provenientes da água).

 

5. Mosto e vinho

5.1. Com a inoculação nos kits SBqually, é possível fazer uma comparação entre o mosto e o vinho para sabermos quais e quantas bactérias foram geradas na fermentação.

5.2. Como também, pode-se avaliar a eficiência dos tratamentos (ácidos, antibióticos, biocidas e bactericidas).

5.3. Com o resultado da análise do mosto, também é possível rastrear pontos de infecções antes da formação do mosto (água, mel, caldo, calda, etc).

6. Pontos adicionais

6.1. Vários outros pontos podem ser monitorados. Qualquer ponto que desejar saber quais e quantas bactérias há nesse ponto crítico, pode-se monitorar com os kits SBqually.

Envie-nos uma mensagem